Saddy Indica: I Give My First Love To You


Olá, gente!

Hoje, indicarei um filme japonês muito conhecido chamado I Give My First Love To You. Leiam a sinopse:
Mayu e Takuma ainda são crianças. Mayu, cujo pai é médico, conhece Takuma, que está internado no hospital onde seu pai trabalha. Nasce um sentimento entre eles, mas Mayu descobre sobre a grave doença de Takuma que o matará antes de ele completar seus 20 anos. As crianças, angustiadas, fazem uma promessa para seu incerto futuro.

Nome original: 僕の初恋をキミに捧ぐ (Boku no Hatsukoi wo Kimi ni Sasagu)
Data de lançamento: 24 de outubro de 2009.
Duração: 122min.
Roteiro: Kotomi Aki (mangá no qual foi baseado | review); Kenji Bando (screenplay).
Direção: Takehiko Shinjo.
Música: Ken Hirai.
Elenco principal: Masaki Okada (Takuma Kakunouchi); Mao Inoue (Mayu Taneda)
Trailer: legendado.


Lembro que decidi assistir esse filme porque vi este gif no tumblr:

awalktorememberNÃOPERA
Lindo, não? Pois é...

Com a ajuda dos meus amiguinhos do twitter, descobri o nome, fui atrás e... Tive uma morte lenta e terrível.

A história começa nos apresentando Takuma e Mayu ainda crianças brincando em um hospital. Momentos depois, descobrimos que Mayu é apenas a filha de um dos médicos, enquanto Takuma está lá por ter uma doença incurável que irá matá-lo antes de seus vinte anos, caso não receba um transplante de coração.

O amor dos dois nasce ainda na mais tenra idade, onde os dois prometem se casar quando forem mais velhos. Em seguida, podemos ver o casal com mais idade, ainda juntos, a ponto de terminar uma das fases escolares e mudar para outra instituição de ensino... Mas Mayu está sempre chorando... Porque o amor deles tem tempo limitado.

Takuma tenta se afastar de Mayu para diminuir a dor da garota quando ele partir, mas ela não está disposta a deixá-lo e faz tudo que está ao seu alcance para tê-lo de volta, ainda que saiba que o porvir de sua relação é o sofrimento.

Apesar de tentar manter uma postura nobre, Takuma se vê revoltado quando outro rapaz demonstra estar interessado em Mayu. Por outro lado, ele também conhece uma garota que tem a mesma doença que ele e que pode compreendê-lo de uma forma que talvez sua namorada jamais consiga.

Este filme tem a capacidade de fazer alguém chorar antes de alcançar vinte minutos de execução, além de nos fazer torcer por coisas que sabemos que não vai acontecer. Com atuação apaixonada, quase caricata, mas que não incomoda nem de longe, japoneses conseguem fazer uma história clichê como essa ainda ser interessante.

Além disso, o telespectador não tem suas atitudes reduzidas a sentar na frente de uma tela e assistir, mas de se imaginar no lugar dos personagens e perguntar “o que eu faria nessa situação?”. Colocar-me nessa posição me fez chorar mesmo quando os créditos já estavam sendo exibidos.

Não tenho capacidade para comentar muito sem largar um spoiler, então vou me recolher a minha insignificância e recomendar I Give My First Love To You dizendo que as atuações dos protagonistas estão ótimas ao estilo japonês, que temos a felicidade de ver a linda Mao Inoue como a Mayu mais velha e que a trilha sonora é encantadora.


Nota 4 porque o final é macabrinho hue

Assistam... Mas com vários lenços de papel disponíveis.

Até o próximo post!
 
Layout feito por Adália Sá | Não retire os créditos